A Claro Participações divulgou os resultados financeiros do 4º trimestre de 2022. A operadora encerrou o ano com aumento de 7,4% na receita líquida, com as cifras impulsionadas após a aquisição da Oi Móvel. A operadora conseguiu crescer no segmento de telefonia celular e se manteve estável na banda larga fixa, mas dobrou a cobertura FTTH ao longo do ano.

Logotipo da Claro ao lado de cable modem
Banda larga da Claro (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Resultado financeiro da Claro — 2022

Confira os principais indicadores da Claro para o ano de 2022 e o comparativo com o período anterior:

Indicador 2022 2021 Diferença
Receita líquida total R$ 42,7 bilhões R$ 39,7 bilhões +7,4%
Receita de serviços móveis R$ 20,7 bilhões R$ 17,4 bilhões +19,4%
Receita de serviços fixos R$ 19,9 bilhões R$ 20,6 bilhões -3,3%
EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) R$ 17,9 bilhões R$ 16,5 bilhões +8,8%

Por se tratar de uma empresa de capital fechado no Brasil, a Claro não divulga o lucro líquido como Vivo, TIM e Oi. O EBITDA, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, saltou 8,8% no ano, enquanto a margem EBITDA cresceu 0,5 ponto percentual.

Após compra da Oi, receita móvel da Claro cresce 19,4%

O segmento de telefonia celular teve protagonismo em 2022 no balanço da Claro. Durante o período, a receita móvel superou a fixa e se tornou o carro-chefe da operadora no Brasil.

A Claro terminou o ano de 2022 com 83,3 milhões de clientes móveis, com salto de 18% no comparativo anual. A compra da Oi Móvel é uma das principais responsáveis pela adição de acessos, mas a operadora afirma ter saldo líquido de 1,1 milhão nas linhas portadas durante o período.

No segmento pós-pago (inclui planos controle), que gera maior receita e recorrência para a operadora, a Claro adicionou 5,6 milhões de clientes durante o ano de 2022. A compra da Oi Móvel também teve papel relevante para o resultado.

Ainda sobre a Oi Móvel, a Claro afirma que efetuou o processo de limpeza de assinantes inativos que vieram da operadora. Cerca de 4,5 milhões de clientes foram desligados até o final de 2022.

A Claro também comemora o crescimento de 58,7% dos usuários com o plano digital Claro Flex comprado ao ano anterior, mas não divulgou quantos clientes efetivamente possuem o serviço contratado. A operadora considera o produto como “importante ferramenta de transformação digital e de aumento da base de pós-pago”.

Claro dobrou cobertura de fibra óptica em 2022

A Claro lidera o mercado brasileiro de banda larga com 22% dos acessos, mas está numa posição que não chega a ser confortável. No trimestre, a operadora registrou apenas 26 mil adições líquidas em clientes de internet fixa, mas conseguiu aumentar a receita em 5,5%.

O grande calcanhar de Aquiles da Claro é que a maioria da sua cobertura de internet fixa utiliza tecnologia HFC, que utiliza cabo coaxial. A operadora parece ter entendido essa deficiência, e praticamente dobrou a cobertura com fibra óptica pura: são 7,8 milhões de domicílios atendidos com FTTH, contra 3,2 milhões de casas fibradas até o final de 2021.

Durante o ano de 2022, o serviço de fibra óptica da Claro estreou em 91 novas cidades. No entanto, a operadora afirma que também mantém a estratégia de expansão da rede FTTH nas cidades onde já possui infraestrutura de cobre, com tecnologia HFC.

A operadora também que a plataforma de streaming Claro TV+, incluindo as versões app e Box, atingiu mais de meio milhão de assinantes em 2022. A última vez que a tele divulgou números dessa modalidade foi no 4º trimestre de 2021, quando o Claro Box TV tinha 255,7 mil contratos.

Claro fatura R$ 39 bilhões e dobra rede de fibra óptica em 2022