Tem sido uma longa jornada desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007. Foram mais de 16 anos com avanços impressionantes para o mercado de telefonia móvel com uso de tecnologias impressionantes, processadores com desempenho de ponta e um ecossistema cada vez maior e mais integrado para se diferenciar entre os competidores. E claro, com alguns fracassos pelo caminho.

  • Qual é a origem do nome iPhone? Conheça a história
  • 8 coisas que você não sabia que seu iPhone era capaz de fazer

Para relembrar a história de sucesso do iPhone, mostramos a sua evolução desde a primeira versão até a última linha iPhone 14, lançada em setembro de 2022. Confira!

O primeiro iPhone (2007)

Primeiro iPhone foi um marco na história da telefonia moderna (Imagem: Divulgação/Apple)

Com uma tela de 3,5 polegadas, painel de vidro sensível ao toque e suporte para multitouch, o iPhone 2G (também chamado apenas de iPhone) lançado em 2007 foi uma verdadeira revolução no mercado da telefonia móvel. O dispositivo estreou com apenas uma câmera de 2 MP, integração com o iPod e aplicativos exclusivos da Apple. O primeiro iPhone foi lançado por US$ 599.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no .

iPhone 3G e 3GS (2008/2009)

iPhone 3G (2008)
iPhone 3G (2008) se destacou pelo suporte às redes 3G e pela estreia da App Store. ((Imagem: Divulgação/Apple))
iPhone 3GS (2009)
iPhone 3GS (2009) contava com Controle por Voz, nova câmera de 3 MP com gravação de vídeo e mantinha design do iPhone 3G nas cores Preto e Branco.. ((Imagem: Divulgação/Apple))

Mantendo o design da geração anterior, o iPhone 3G se destacou pela estreia da App Store com suporte para aplicativos de terceiros, GPS integrado para navegação em mapas e o novo serviço MobileMe, antecessor do iCloud capaz de sincronizar email, contatos e calendários entre iPhone, iPod, Mac e PC.

Para o iPhone 3GS, a marca apostou em uma nova câmera com 3 MP agora capaz de gravar vídeos, além de dobrar a capacidade máxima de armazenamento para 32 GB e introduzir o Controle por Voz, versão rudimentar da Siri, Bússola e Buscar no Spotlight.

iPhone 4 e 4S (2010/2011)

iPhone 4 (2010)
iPhone 4 (2010) foi apresentado com design totalmente renovado de laterais retas e tampa traseira sem curvas. ((Imagem: Reprodução/Apple))
iPhone 4S (2011)
iPhone 4S (2011) trouxe versão com painel frontal na cor branca e Siri, primeira assistente virtual em um smartphone. ((Imagem: Reprodução/Apple))

A estreia do iPhone 4 representou um design completamente novo para o smartphone da Apple. O aparelho foi o primeiro com câmera frontal e tela Retina, ganhando agora o dobro de memória RAM (512 MB) e estreando uma nova câmera traseira de 5 MP.

Sendo lançado meses após o falecimento de Steve Jobs, o iPhone 4S manteve o novo visual do antecessor, mas agora com uma câmera traseira de 8 MP, até 64 GB de armazenamento, gravação de vídeo em Full HD e introdução da Siri. No mesmo ano, a Apple encerrou o MobileMe e introduziu o iCloud.

iPhone 5, 5S e 5C (2012/2013)

iPhone 5 (2012)
iPhone 5 (2012) apostou em tela mais alta para melhor aproveitamento de área. ((Imagem: Reprodução/Apple))
iPhone 5S (2013)
iPhone 5S (2013) estreou o Botão Home com Touch ID e foi lançado na nova cor dourada. ((Imagem: Reprodução/Apple))
iPhone 5C (2013)
iPhone 5C (2013) introduziu o visual de plástico nas cores verde, azul, amarelo, rosa e branco, mas preço alto afastou consumidores. ((Imagem: Reprodução/Apple))

O iPhone 5 foi lançado em 2012 com destaque para seu design atualizado, adotando pela primeira vez em cinco anos um novo display de 4 polegadas com proporção 16:9 mais alta que a antiga proporção 4:3. Este foi o primeiro smartphone da marca com conectividade 4G e conector Lightning, adotando memória RAM de 1 GB. A Apple vendeu 5 milhões de unidades na primeira semana.

No ano seguinte, a Apple manteve o visual no iPhone 5S com algumas mudanças: a estreia do Touch ID no Botão Home para fácil autenticação, desbloqueio e pagamentos, além do flash dual-tone para a câmera traseira e suporte para vídeos em câmera lenta. Outra grande novidade apresentada em 2013 foi o iPhone 5c, a versão mais colorida e acessível de um smartphone da Apple que foi um fracasso de vendas pelo corpo mais barato e alto preço.

A Apple voltaria a apostar em um iPhone com a estreia do primeiro iPhone SE no futuro.

iPhone 6 e 6S (2014/2015)

iPhone 6 e 6 Plus
iPhone 6 e 6 Plus foram lançados em 2014 com novo visual e telas ainda maiores. ((Imagem: Reprodução/Apple))
iPhone 6S e 6S Plus
No ano seguinte, iPhone 6S e 6S Plus ofereceram melhorias internas com nova câmera de 12 MP e 3D Touch. ((Imagem: Reprodução/Apple))

Após o fracasso do iPhone 5C, a Apple reestruturou a dupla de 2014 com dois modelos premium: o iPhone 6 com tela maior de 4,7 polegadas e o novo iPhone 6 Plus com tela grande de 5,5 polegadas e recursos exclusivos como a Estabilização Óptica de Imagem para qualidade superior em de fotos e vídeos. No mesmo ano foram apresentados o Apple Pay para pagamentos e o aplicativo Saúde como preparação para o Apple Watch que seria apresentado no ano seguinte.

No ano seguinte, a Apple manteve o novo design com foco em melhorias internas como a estreia da câmera de 12 MP, o dobro de memória RAM (2 GB) e novo alumínio de Série 7000 para maior durabilidade, evitando o Bend Gate do iPhone 6 que possuia uma frágil estrutura. O iPhone 6s e iPhone 6S Plus também estrearam o 3D Touch, recurso pouco explorado por usuários que permitia atalhos e ações rápidas apenas pressionando na tela.

iPhone SE (2016)

Primeiro iPhone SE trouxe visual conhecido do iPhone 5S com novo chipset (Imagem: Divulgação/Apple)

Três anos após o lançamento do iPhone 5C, a Apple apresentou o iPhone SE como versão acessível de um smartphone da empresa. O modelo mantém o design e especificações do iPhone 5s, incluindo a câmera de 8 MP e Touch ID no Botão Home, mas processador A9 Fusion mais recente.

iPhone 7 (2016)

iPhone 7 apostou em versão Jet Black com preto reflexivo e modelo Plus com câmera dedicada pra zoom (Imagem: Divulgação/Apple)

Mantendo o visual da geração anterior, o iPhone 7 e iPhone 7 Plus foram apresentados com grandes novidades: a dupla recebeu certificação IP67 para proteção contra água e poeira, um novo Botão Home vibratório e abandonou de vez a porta para fones de ouvido em uma decisão polêmica para ampliar as vendas dos novos AirPods.

A empresa também começou a explorar formas de diferenciar o modelo Plus da versão comum com a estreia de uma segunda câmera traseira dedicada para zoom e 1 GB a mais memória de RAM, totalizando 3 GB. Estes foram os únicos modelos de iPhones vendidos na cor Jet Black, um acabamento preto altamente reflexivo.

iPhone 8 e X (2017)

iPhone 8 e 8 Plus (2017)
iPhone 8 e 8 Plus apostaram em tampa traseira de vidro para design refinado e suporte para carregamento sem fio. ((Imagem: Divulgação/Apple))
iPhone X (2017)
Dez anos após o primeiro iPhone, iPhone X representou uma nova mudança com visual futurista de tela cheia. ((Imagem: Divulgação/Apple))

O aniversário de dez anos do iPhone foi marcado pelo lançamentos de três modelos no mesmo evento: o iPhone 8 e iPhone 8 Plus estrearam com tampa traseira de vidro para carregamento sem fio, câmeras melhoradas com desempenho superior em modo noturno e processamento superior graças ao chip A11 Bionic.

E todas as atenções foram destinadas ao novo iPhone X com a maior mudança de design em um smartphone da Apple desde o primeiro iPhone. O modelo estreou o Face ID com entalhe no alto do display, tela de bordas finas e novas formas de navegar pelo iOS com uso de gestos de navegação.

iPhone XR e XS (2018)

iPhone XS e XS Max
iPhone XS e XS Max melhoram características do iPhone X, mantendo visual premium de aço inoxidável e Face ID. ((Imagem: Divulgação/Apple))
iPhone XR
iPhone XR é a aposta mais acessível da empresa com versões de diversas cores e preço inferior. ((Imagem: Divulgação/Apple))

Para o ano seguinte, a Apple voltou a apostar na estreia de três smartphones com mudanças em relação para direcionamento de marca. Agora eram dois modelos premium, compostos pelo iPhone XS e iPhone XS Max com mais memória RAM, tela OLED e carcaça de aço inoxidável, e um modelo mais acessível, o iPhone XR com tela LCD de resolução HD e carcaça de alumínio.

Todo o trio apostou no mesmo processador Apple A12 Bionic e Face ID, com o iPhone XS e XS Max tendo câmera dupla traseira e o iPhone XR apostando em apenas um sensor de 12 MP.

iPhone 11 (2019)

iPhone 11
Sucessor do XR, iPhone 11 mantém diversas opções de cores com chip mais poderoso, avanços em inteligência artificial e câmera dupla traseira. ((Imagem: Reprodução/Apple))
iPhone 11 Pro
Com novo design para o módulo de câmera, iPhone 11 Pro e 11 Pro Max agora apostam em três lentes traseiras com nova câmera ultrawide. ((Imagem: Reprodução/Apple))

A mesma estratégia se manteve em 2019 com o lançamento do iPhone 11 mais barato com tela LCD e câmera dupla traseira com lente ultrawide e a estreia de uma nova nomenclatura para a dupla mais poderosa, composta pelo iPhone 11 Pro com tela de de 6,1 polegadas e iPhone 11 Pro Max com 6,7 polegadas.

Todos os três modelos ganharam um novo processador A13 Bionic com maior desempenho de imagem para fotografia e vídeos graças ao Deep Fusion, além da chegada do Modo Noite para imagens mais nítidas em baixa luz.

iPhone SE (2020)

Segunda geração do iPhone SE aposta no visual do iPhone 8 com chip de iPhone 11 (Imagem: Divulgação/Apple)

A segunda geração do iPhone SE foi apresentada em 2020 mantendo a fórmula da geração anterior: design do iPhone 8 com tampa traseira de vidro e suporte para carregamento sem fio, mas com novo processador A13 Bionic com benefícios em câmera, potência e maior duração de bateria.

iPhone 12 (2020)

Com chegada do iPhone 12, Apple leva conectividade 5G aos seus smartphones e introduz quatro modelos em três tamanhos de tela (Imagem: Reprodução/Apple)

O lançamento da linha iPhone 12 representou a estreia do 5G nos smartphones da Apple e o primeiro lançamento de quatro smartphones da marca em um mesmo evento com a chegada de dois modelos comuns, o iPhone 12 e novo iPhone 12 Mini, além dos já conhecidos dois modelos premium, o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

O iPhone 12 Mini se destacou como o menor celular moderno da Apple graças à tela ultracompacta com apenas 5,4 polegadas, o que levou a um fraco desempenho de bateria que prejudicou as vendas do produto, se tornando um dos smartphones menos vendos da Apple em sua história recente.

Com a linha iPhone 12, a Apple introduziu o sistema de carregamento magnético MagSafe para permitir que o smartphone possa se alinhar precisamente com a bobina de recarga sem fio utilizando ímãs, oferecendo garantia de carregamento wireless.

iPhone 13 (2021)

No ano seguinte, Apple dá sequência ao quarteto com iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max (Imagem: Reprodução/Apple)

A linha iPhone 13 estreou mais uma vez com os mesmos quatro modelos do ano anterior. E apesar dos esforços da Apple oferecer um muito melhor desempenho de bateria para o novo iPhone 13 Mini, o modelo foi descontinuado e não retornaria para uma terceira geração.

Todos os quatro smartphones chegaram com hardware ainda melhor e câmeras com suporte para o novo Modo Cinema, capaz de realizar desfoque de fundo em gravaçào de vídeo. Além disso, o notch do Face ID diminuiu consideravelmente de tamanho sem perder a eficiência e segurança do Face ID.

Para destacar ainda mais o iPhone 13 Pro Max, a Apple introduziu com exclusividade a tecnologia Sensor Shift de estabilização no sensor fotográfico e uso de uma nova lente telefoto com 5x de zoom óptico sem perda.

iPhone SE (2022)

iPhone SE de terceira geração manteve visual de iPhone 8 com tela de 4,7 polegadas e novo chip A15 Bionic com 5G (Imagem: Reprodução/Apple)

Contrariando as expectativas de um iPhone SE com Face ID, a Apple apresentou a terceira geração do seu iPhone mais acessível com mesmo visual do modelo anterior com apenas uma câmera traseira de 12 MP e carregamento sem fio, mas oferecendo conectividade 5G e novo processador A15 Bionic utilizado no iPhone 13.

iPhone 14 (2022)

iPhone 14 aposta novamente em quatro modelos, mas com dois tamanhos de tela para cada dupla (Imagem: Reprodução/Apple)

Decretando o fim do iPhone Mini após dois anos, a Apple reorganizou o quarteto de smartphones com o lançamento no último ano e, enquanto manteve o iPhone 14 com tela de 6,1 polegadas, apresentou o novo iPhone 14 Plus com tela de 6,7 polegadas e mesmo desempenho com câmera dupla, chip A15 Bionic e corpo com laterais de alumínio.

Já a dupla premium composta pelo iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max garantiu ainda mais mudanças internas e externas. Apenas os dois modelos mais caros da Apple receberam a Dynamic Island, um entalhe em formato de pílula que se mescla à interface para oferecer uma nova forma de interação com notificações, atalhos e alertas. Outra exclusividade destinada ao duo ficou para o avançado novo processador A16 Bionic e a câmera principal de 48 MP.

O objetivo da Apple é separar cada vez mais a dupla comum da dupla premium, oferecendo de um lado modelos com alto desempenho e ótimas câmeras e do outro aparelhos mais caros com o melhor que a marca possa oferecer para quem estiver disposto a pagar mais por isso.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • 1º remédio para nascimento de novos dentes será testado em humanos
  • Como uma dieta rica em fibra solúvel melhora a saúde do intestino?
  • Novo traje de Ciclope confirma que o herói vem se tornando um vilão
  • 6 vantagens e desvantagens de comprar celular Xiaomi
  • 5 motivos para não comprar o Nissan Kicks 2024
  • Agora é possível sincronizar o Google Maps do celular com o Android Auto