CEO do Google Sundar Pichai apresenta o projeto Gemini no Google I/O 2023
Recurso de resposta rápida por IA do Google deu uma resposta estranha para tirar pedra do rim (Imagem: Reprodução/Google)

A IA de busca do Google, usada para entregar respostas rápidas para perguntas feitas na pesquisa, recomenda aos usuários beber urina para clarear a cor dela. A resposta não foi feita em só uma busca, mas foi replicado por outros usuários. A ferramenta de resposta rápida por IA está em beta e não disponível no Brasil — e, como vemos neste caso, deve estar longe de ser ampliada para mais países.

A resposta da IA para o prompt “como eliminar pedra nos rins rapidamente” foi igual para alguns usuários. Ela sugere aos usuários tomar bastante líquidos para se hidratar — uma sugestão recomendada por médicos para esse caso.

Porém, na segunda parte da resposta, a IA diz que a pessoa deve tomar pelo menos dois litros de urina a cada 24 horas. A ferramenta explica que, após isso, a urina deve ficar mais clara. Essa segunda parte dá a impressão de que inteligência artificial confundiu não só as recomendações, mas também o que foi perguntado. Isso porque o ponto de clarear a urina está ligado a uma maior hidratação, não com eliminação de pedras nos rins.

Snippet de IA do Google sugere ao usuário beber urina (Imagem: Reprodução/SE Roundtable)

Caso relembra críticas de que Gemini foi apressado

Pouco depois do lançamento do Bard (hoje Gemini), lá em fevereiro de 2023, surgiram relatos de que os funcionários da big tech foram contra a estreia da IA. O principal ponto dessas reclamações era de que a inteligência artificial foi apressada. Inclusive muitos empregados do Google tiveram que dedicar uma parte do seu tempo para treinar a IA, corrigindo respostas impróprias ou erradas.

A resposta do widget do Google sugerindo ao usuário beber urina é um dos vários pontos a favor dos funcionários da big tech. Na verdade, sendo justo, o Copilot, da Microsoft, também não é um bom exemplo. Como as IAs dependem dos conteúdos da internet para serem treinadas, elas costumam entregar respostas erradas com muita convicção.

Se você já teve pedra no rim ou conhece alguém que passou por esse problema, provavelmente já ouviu alguém dizer que beber refrigerante sabor cola quente (ou coca com abacaxi) ajuda a eliminar a pedra — uma enorme mentirada.

Refri é justamente um dos alimentos que contribui para a formação de pedras. Pelo menos nos testes feitos aqui, o Gemini passou a recomendação mais básicas dada pelos médicos para esse problema (hidratação). Quando o snippet de IA chegar por aqui, provavelmente veremos outros erros absurdos. No mais, em caso de doenças, busque um posto de saúde — não uma inteligência artificial.

Com informações: SE Roundtable

IA do Google recomenda beber urina