O Microsoft PC Manager pode otimizar o Windows através de ferramentas que apagam arquivos desnecessários, eliminam uma série de ameaças do sistema operacional e monitoram a “saúde” do computador de modo geral, entre outras utilidades.

  • Como liberar espaço no PC | 6 dicas
  • 10 dicas e truques para usar o Windows 11 melhor

Além disso, o software da Microsoft também permite emitir avisos de atualizações do Windows e gerenciar aplicativos abertos em primeiro e em segundo plano. Todas as funções do PC Manager são gratuitas, mas vale avisar que o aplicativo só conta com os idiomas inglês e japonês.

Como baixar o Microsoft PC Manager

O PC Manager está disponível na Microsoft Store e pode ser baixado em poucos cliques. Confira como fazer o download da ferramenta:


Podcast Porta 101: a equipe do discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

  1. Acesse o PC Manager na Microsoft Store (Windows);
  2. Clique na opção “Instalar”;
  3. Dê permissão ao Windows para fazer a instalação.
Você pode fazer download do PC Manager na Microsoft Store (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

Agora é só esperar um pouco até que a ferramenta seja instalada no seu PC. Depois disso, clique no menu Iniciar e abra a ferramenta através do atalho gerado automaticamente pelo Windows.

Como otimizar seu Windows com o PC Manager

Existem uma série de ferramentas dentro do PC Manager para otimizar o Windows e todas elas estão disponíveis gratuitamente. Confira a seguir como usar as principais funções do aplicativo para deixar o desempenho do seu computador em dia.

PC Boost

O PC Boost é capaz de dar uma “geral na casa” limpando o Windows e liberando mais espaço no seu computador — o que eventualmente melhora o desempenho da máquina. É muito simples usar essa função, basta fazer os seguinte:

  1. Na tela inicial, clique na aba “Home”;
  2. Clique na opção “Boost”.
Você pode usar a ferramenta do PC Boost do PC Manager para limpar arquivos e otimizar o seu Windows (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

Em poucos segundos, o PC Manager se livra de arquivos temporários e outros itens desnecessários armazenados na memória do seu computador. A ferramenta também pode automatizar a limpeza e inserir filtros para tornar a faxina digital ainda mais precisa.

Gerenciador de armazenamento

O gerenciador de armazenamento do PC Manager permite fazer uma limpeza mais geral do Windows, eliminando arquivos maiores. O recurso conta com uma espécie de “sensor” capaz de detectar os itens mais pesados do seu computador.

Veja como usar essa ferramenta:

  1. Na tela inicial, clique na aba “Storage”;
  2. Clique no botão “Scan”;
  3. Selecione o que você deseja deletar e clique em “Proceed”;
  4. Clique em “Done” após a finalização do processo.
O PC Manager é capaz de otimizar o Windows por meio do gerenciador de armazenamento (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

É possível ainda clicar na opção “Manage large files” para detalhar exatamente o tamanho e os tipos de arquivos que o software deve mostrar no resultado do escaneamento.

Health check

É possível monitorar a “saúde” do seu Windows usando a função Health Check do PC Manager, que consegue corrigir falhas, pequenos bugs e eliminar ameaças em apenas alguns cliques. Aprenda a usar o recurso:

  1. Na tela inicial, clique na aba “Home”;
  2. Selecione a opção “Health check” abaixo de “Boost”;
  3. Faça o filtro do que você deseja apagar e clique em “Proceed”;
  4. Clique em “Done” após a conclusão do procedimento.
O Microsoft PC Manager conta com a função Health Check, capaz de elminar bugs e ameaças do Windows (Imagem: Captura de tela/Fabrício Calixto/)

Outra dica é reiniciar o seu computador após fazer a limpeza. Assim é possível notar a diferença de desempenho da máquina após ela passar pelo processo de otimização.

Além desses recursos, o PC Manager também conta com ferramentas adicionais para garantir maior segurança ao Windows, como um antivírus completo e até mesmo um gerenciador de pop-ups.

Por fim, você pode conferir mais dez ótimas dicas para otimizar o Windows e deixar o seu PC mais rápido.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • A Fantástica Fábrica de Chocolate | Como está o elenco hoje em dia?
  • 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo
  • Google Gemini pede a usuários que pesquisem respostas por conta
  • Imagens inéditas revelam espécie de rato gigante com quase meio metro
  • Crítica O Mundo Depois de Nós | Em meio ao caos, em quem podemos confiar?
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente